Rafael Schimidt é um violonista cuja relação com a música é intrínseca à sua essência. Desde a infância, a música tem sido uma presença constante, preenchendo sua vida com alegria, cura, respeito e amizades.
Sua música é uma expressão profunda de saudade, alegria, conforto. Ele toca o coração das pessoas, transportando-as para um lugar verdadeiro dentro delas, funcionando como uma forma de cura emocional. Sua dedicação à música é total: quando não está estudando, está ensinando, e quando não está ensinando, está ouvindo e compondo.
Rafael Schimidt respira música. Seu trabalho é uma jornada contínua de aprendizado, ensino e criação, sempre com o objetivo de compartilhar essa arte que é tão crucial em sua vida e de tocar as pessoas com a profundidade de suas melodias.
Acredito que a música tem o poder de nos transportar para lugares incríveis e importantes, nos curando, nos fazendo sentir, sorrir ou chorar, nos levando a lembranças marcantes, à infância, a momentos familiares. A música não só preenche um vazio, ela cura e o faz com leveza e beleza.
A música caipira reflete a vida rural, abordando temas como a natureza, o trabalho na roça, o amor e as tradições do sertão. Este estilo musical tem uma sonoridade única que captura a essência do Brasil. Compositores e intérpretes renomados como Tião Carreiro, Almir Sater e Renato Teixeira são alguns dos ícones que ajudaram a popularizar e perpetuar o gênero, mantendo viva a rica herança cultural da música caipira.
O violão caipira continua a evoluir, sem perder sua autenticidade, e permanece uma expressão vibrante da identidade e da alma do povo brasileiro.
Desde 2016 já são mais de 26 mil
streams no Spotify, Apple Music e Deezer
Parcerias com os renomados artistas Gabriel Selvage, Luiz Carlos Borges, Yamandu Costa, Lula Barbosa, Alessandro Penezzi, Rafael Beck e Igor Souza
Já se apresentou nos programas Viola Minha Viola e Sr. Brasil, ambos da TV Cultura. Tocou sua música no SESC Instrumental Brasil, Blue Note Rio e no Memorial da América Latina para o Prêmio Voa Viola. Além disse, já fez uma turnê internacional, se apresentando em Berlim, Colônia, Stuttgart e Frankfurt na Alemanha e várias turnês nacionais, frequentando diversos teatros brasileiros.
Nos dias 14 e 28 de Junho de 2024 Rafael Schimidt lançou dois singles, em parceria com o flautista Rafael Beck.
O primeiro single, “Feira de Mangaio” é um arranjo instrumental da música de Glorinha Gadelha – Sivuca, de mesmo nome, lançada em 1979.
O segundo single “Gostoso De Mais”, é um arranjo da canção composta por Dominguinhos e Nando Cordel em 1987 e que foi eternizada na voz de Maria Bethânia.
A música preenche um vazio, como uma cor que não existe, inefável.
Luara Braga Telefone : (11) 972012523
Emil : contatorafaelschimidt@gmail.com
RAFAEL SCHIMIDT – VIOLÃO CABOCLO